Vocês já ouviram falar de brincadeira sensorial? - Carla Ulliane

Vocês já ouviram falar de brincadeira sensorial?

Compartilhe
  • 285
    Shares

Desde pequeninos, a brincadeira já faz parte de suas vidas e assim será por toda a infância; como todos sabemos ela é essencial para o desenvolvimento infantil. Com isso, lanço um questionamento para as mães: Vocês já ouviram falar de brincadeiras sensoriais? Tratam-se de atividades lúdicas nas quais as crianças, além de se divertirem, também estimulam seus sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição.

A brincadeira sensorial é uma grande novidade na forma de brincar entre mãe e filho. Você já ouviu falar sobre Maria Montessori e o seu método? Bem, alguns pais estão encantados com os efeitos positivos dessas atividades sensoriais no desenvolvimento de seus filhos.

O método Montessori é o conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizado por Maria Montessori. De acordo com a autora, o ponto central do seu método não se resume apenas ao material utilizado ou até mesmo a sua prática, mas sim na possibilidade de libertar a natureza da criança. Para que esta, possa ser observada, compreendida e a partir disso a educação se baseia na evolução do aluno, e não o contrário.

A seguir, algumas brincadeiras sensoriais para crianças maiores de 2 anos. Inspirem-se e testem com seus filhos em casa:

Brincadeiras com pedaços de papel

A brincadeira se resume em juntar vários pedaços de papel, em seguida picá-los. Aparentemente, é algo simples, mas que as crianças se divertem bastante. Além disso, os pequenos também podem ser estimulados a realizar uma colagem com os papéis. Assim, é interessante criar desenhos ou até mesmo forrar objetos com as sobras.

Pintar com os pés

Criança brincando com os pés MassacucaEssa brincadeira é bastante divertida para as crianças, contudo os pais ficam tensos com a sujeira. Bem, é recomendável escolher espaços ao ar livre, uma sugestão é usar papel bolha para fazer uma espécie de ‘botinha’ para os pequenos, assim evita-se sujar os pés.

Utilize um pedaço de papel grande, estenda-o no chão, e escolha tintas com cores variadas para as crianças brincarem de pintar com os pés. Lembrando que, no meio da brincadeira as botinhas de improviso podem ser esquecidas, preparem-se para isso pais, afinal faz parte da diversão.

Brincar de fazer carimbos naturais

Essa é uma brincadeira bem simples, mas recheada de criatividade. Utilizando cortadores de biscoito, é possível transformar batatas, cenouras, pimentões entre outros em carimbos naturais. Então, utilize tintas coloridas para que as crianças possam usar e abusar da criatividade, criando assim lindos desenhos.

Como sabemos, o objetivo não é exigir perfeição, mas sim permitir a exploração de suas diferentes formas e texturas, afinal esse é o grande charme dos carimbos naturais. Logo, apenas corte pedaços que sejam confortáveis para as crianças segurarem, o resto é por conta deles!

Brincar de massinha

A massinha colorida serve para várias atividades lúdicas, como: brincar de cozinhar e fazer cupcakes. Utilizando outros materiais (fica a seu critério), é possível enfeitar os cupcakes. Essa brincadeira é muito envolvente pelo fato de ser bastante criativa, assim as crianças tem a liberdade de criarem o que bem entenderem.

Fazer uma cortinaCriança brincando na cortina de garrafinhas sensoriais

Para construir a cortina sensorial é necessário espaço e algumas mãos extras para ajudar, ou seja, é uma brincadeira criativa e coletiva também. O objetivo é utilizar de garrafas sensoriais diversas para construir uma bela cortina.

Para isso, basta usar mais uma vez a criatividade, soltar a imaginação juntamente com as crianças e utilizar vários materiais. Segue link explicando o passo a passo para montar as garrafas sensoriais.

De maneira resumida, expliquei o que seria esse método, caso deseje mais informações acessem o blog do Lar Monterossi.

Caso queira encontrar mais brincadeiras sensoriais como estas, entre no blog Massacuca. A Grazi Iacocca e a Renata Maria criaram uma plataforma gratuita para ensinar pais a brincar com seus filhos respeitando a espontaneidade de cada criança.

Comente!

Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela UFS, Carla Ulliane atende crianças autistas e com atrasos na aquisição da linguagem. Além de clinicar, presta serviços de consultoria em Educação Inclusiva e ajuda os pais a lidar com o peso do diagnóstico de autismo como Coach.

1 ideia sobre “Vocês já ouviram falar de brincadeira sensorial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *