2 Brincadeiras Interativas para Crianças Autistas - Carla Ulliane

2 Brincadeiras Interativas para Crianças Autistas

Compartilhe
  • 3
    Shares

Certa vez, ouvi de uma mãe: “Como posso brincar com meu filho se ele não me olha e nem interage comigo?” Ao contrário do que muitos pais pensam, é possível sim! Basta sermos criativos e pensarmos em brincadeiras que proporcionem momentos interativos entre pais e filhos.

Pensando nisso resolvi trazer dois exemplos de atividades interativas que vão ajudar você papai e mamãe a brincar com seu filho  com autismo. Lembrando que são brincadeiras simples e que podem ser elaboradas com pouco material. Divirtam-se!

O sapo comedor de bolhas

Menina com autismo brincando com bolas de sabãoPrimeiro passo: Descubra os interesses da criança, por exemplo: bolha de sabão, atividades corporais, animais e os sons emitidos por eles, expressões faciais que demonstrem suspense entre outras.

Segundo passo: Estabeleça suas metas durante a atividade lúdica, por exemplo: proporcionar melhor interação entre os participantes da brincadeira, contato visual, comunicação verbal e atenção compartilhada.

Terceiro passo: O adulto deve buscar uma ação que motive a criança, por exemplo: brincar de fazer bolas de sabão e utilizando de muita alegria e suspense usar um fantoche do sapo, em seguida colocá-lo para que “coma” as bolas de sabão.

Quarto passo: Pedir a criança que participe da brincadeira, por exemplo: solicitar que fale a palavra “Bola”. Lembrando que em alguns lugares do Brasil é chamado bolha de sabão, já em outros é utilizada a expressão “bola de sabão”.

Quinto passo: Como preparar a atividade? Providencie uma bola de sabão e um fantoche de sapo de preferência daqueles que mexem a boca.

Sexto passo: Como a atividade está estruturada?

Brincadeiras com fantoches são utilizados para incentivar a interaçãoPrimeiro comece fazendo bolinhas de sabão para ela, a medida que ela for gostando faça mais e mais. Mostre durante a brincadeira a palavra que a criança precisa utilizar para solicitar mais, ou seja, “bolas” ou “bolhas” dependendo de como é chamado na região. Isso é possível repetindo diversas vezes a palavra “bolhas” por exemplo, enquanto sopra as bolhas e durante a pausa da ação de assoprar.

Em seguida utilize o fantoche do sapo e diga a criança que ele está com muita fome, assim coloque o sapo para comer as bolhas que você fez. Lembre-se de fazer bastante suspense antes de assoprar as bolhas e do sapo abocanhá-las, faça movimentos corporais amplos no quarto, abuse das expressões faciais e imite os movimentos do sapo (pular) e o som produzido por ele (onomatopeia).

O objetivo dessas estratégias são buscar meios de tornar a interação o mais divertida e agradável possível, além de permitir que a criança olhe mais para você ao invés de focar apenas nas bolhas e proporcionar uma atenção compartilhada entre a criança e o adulto.

Assim que a criança ficar altamente envolvida e motivada pela brincadeira por meio de gestos, olhares, sorrisos e alguns sons peça para ela tentar pronunciar a palavra “bolha” no intervalo da sua ação, ou seja, ela vai associar a palavra ao fato de pedir a você que quer mais da sua ação. Ouça pacientemente a criança e comemore suas tentativas para falar a palavra e responda oferecendo o que ela deseja, ou seja, a ação de assoprar as bolhas.

A TV musical

Primeiro passo: Descubra os interesses da criança, por exemplo: canções infantis, programas na TV, vídeos no YouTube ou DVDs (DVD musical como o da Galinha pintadinha).

Segundo passo: Estabeleça suas metas durante a atividade lúdica, por exemplo: manter contato visual com a criança durante a brincadeira, imitação do comportamento do adulto e participação física.

Terceiro passo: O adulto deve buscar uma ação que motive a criança, por exemplo: fingir ser um coelho e cantar as músicas infantis preferidas “dentro” de uma TV feita de papelão. Utilizar gestos com os dedos e as mãos para seguir o ritmo da música.

Quarto passo: Pedir a criança que participe da brincadeira, por exemplo: solicitar que mantenha o contato olho no olho de modo a demonstrar interesse na atividade proposta.

Quinto passo: Como preparar a atividade? Crie com a ajuda da criança uma TV de papelão (sugestão de tamanho: de 50cm X 50cm X 40cm). Lembre-se de deixar o buraco na caixa no lugar da tela, neste espaço é necessário que caiba sua cabeça, um pouco do busto e suas mãos. Você pode usar a criatividade e colar círculos de papel ou E.V.A embaixo da tela representando os botões de liga/desliga/volume e para incorporar o personagem utilize orelhas de coelho feitas com papel ou tecido.

Sexto passo: Como a atividade está estruturada?

Primeiro se fantasie de coelho e “entre” na TV para começar a brincadeira. Lembre-se de explicar para seu filho que você vai cantar suas músicas preferidas dentro da TV. Antes de começar vou dá algumas dicas importantes para prender a atenção da criança e ajudar que ela olhe para você: Cante com bastante animação, busque modificar o volume, ritmo e a entonação da sua voz ao cantar, utilize expressões faciais exageradas (caras e bocas), busque utilizar os movimentos das mãos e dos dedos para acompanhar a mensagem da letra da música entre outras estratégias.

Caso a criança comece a te imitar espontaneamente, quer seja os gestos ou então cantar junto com você, parabenize-a por isso. Ao término de cada canção faça uma pequena pausa de alguns segundos e anuncie a próxima música. Lembre-se de durante essas pausas celebrar o olhar espontâneo da criança e responder cantando uma nova música. Explique que como ela está olhando você sabe que ela quer mais canções. Caso ela não olhe para você solicite seu olhar para que você compreenda que ela quer continuar ouvindo suas canções.

Comente!

Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela UFS, Carla Ulliane atende crianças autistas e com atrasos na aquisição da linguagem. Além de clinicar, presta serviços de consultoria em Educação Inclusiva e ajuda os pais a lidar com o peso do diagnóstico de autismo como Coach.

1 ideia sobre “2 Brincadeiras Interativas para Crianças Autistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *