Afinal, o que é a Sindrome de Asperger? - Carla Ulliane

Afinal, o que é a Sindrome de Asperger?

Compartilhe
  • 4
    Shares

A ideia de escrever esse post surgiu das dúvidas dos pais com relação à Síndrome de Asperger. Embora, caracterize-se por alguns traços semelhantes ao autismo como: dificuldades na interação social, interesses e comportamentos restritos. Contudo, seu fluxo de desenvolvimento não evidencia um atraso significativo na aquisição da linguagem oral ou na sua compreensão, bem como não há presença de déficit cognitivo e nem alteração das habilidades cotidianas como: autocuidado e interesse sobre o ambiente ao redor.

Então, vocês conhecem as principais características que diferem a Síndrome de Asperger do autismo? Neste texto, vou focar em três pontos importantes como: interação social, linguagem e habilidades motoras.

Interação Social

O portador de Asperger tem menos dificuldades de comunicação que o autistaEmbora haja uma dificuldade na interação social e tendência ao isolamento tanto no autismo como na Síndrome de Asperger, há uma característica básica que difere ambos: na Síndrome de Asperger não há inibição na presença de outras pessoas. Mas, quando abordam o outro, na maioria das vezes, esse ato de aproximação é considerado desajeitado ou até mesmo excêntrico. Um exemplo bem comum: as crianças com Asperger podem estabelecer um diálogo, geralmente com um adulto, de modo que a conversação se torna um monólogo, sendo caracterizada por uma linguagem prolixa, repetitiva, sobre um determinado tema do seu interesse e bem delimitado.

Apesar de demonstrarem interesse em fazer amizades, muitas vezes ficam frustrados por causa da sua maneira um tanto desajeitada ao se aproximarem das pessoas. Há também uma falta de sensibilidade e interesse pelas emoções alheias, como também pelas formas de comunicação ditas não-literais expressas por elas, por exemplo: ironias, metáforas, sinais de tédio dificilmente são compreendidos.

Linguagem

Não é comum as crianças com Asperger apresentarem significativo atraso de linguagem, porém três características são necessárias destacar: A primeira se refere à prosódia (entonação das palavras) considerada pobre, apesar que a entonação não é tão rígida e monótona como ocorre no autismo. A velocidade de fala, esta não apresenta um padrão típico: pode haver uma fala muito rápida, falta de fluência, bem como dificuldade na modulação do volume, ou seja, uso da voz em um padrão bastante alto apesar da proximidade do interlocutor. Outro ponto a ser considerado é a falta de ajustamento social no ambiente em que se encontra, por exemplo: um local muito barulhento ou silencioso.

A segunda característica se refere a falta de coerência na fala, o que demonstra uma dificuldade em associar temas e focar nos mesmos. Isto resulta da forma de conversação dessas crianças, geralmente falas monótonas e egocêntricas (monólogos extensos sobre números, nomes, códigos entre outros). Há também dificuldade em fornecer informações acerca da origem dos comentários, em demonstrar a mudança de temática durante a conversa. É comum a falta de supressão da fala acompanhada de pensamentos introspectivos.

O terceiro ponto se refere a dita verbosidade. Mas, o que significa isso? A criança com Asperger escolhe um assunto favorito e fala incansavelmente sobre o mesmo tópico, geralmente não considerando o fato do outro não estar interessado e envolvido com o tema escolhido. Apesar dos monólogos extensos e prolixos é comum não chegarem a conclusão alguma. Assim como as tentativas por parte dos interlocutores em mudar o tema, acrescentar comentários, elaborar questões sobre o assunto e sequência lógica são geralmente frustradas.

Habilidades motoras

As crianças com Asperger podem apresentar um atraso na aquisição das habilidades motoras, por exemplo: andar de bicicleta, jogar bola, brincar de subir em brinquedos no parquinho entre outros. Frequentemente são considerados desajeitados e apresentam dificuldade na coordenação motora, possuem andar denominado arqueado ou como se fosse aos saltos, assim como uma postura estranha se comparada aos demais. De acordo com a Neuropsicologia, geralmente há um alto nível de habilidades auditivas e verbais, bem como um aprendizado bastante repetitivo. Apresenta também dificuldades nas habilidades visuomotoras, visuoperceptuais e no aprendizado conceitual.

Não sabe exatamente as características de um autista? Neste post, eu escrevi sobre os 14 sinais que identificam o autismo.

Se tiver alguma dúvida, comente aqui que eu te respondo!

Comente!

RelatedPost

Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela UFS, Carla Ulliane atende crianças autistas e com atrasos na aquisição da linguagem. Além de clinicar, presta serviços de consultoria em Educação Inclusiva e ajuda os pais a lidar com o peso do diagnóstico de autismo como Coach.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *