Carla Ulliane

Como saber se a linguagem do meu filho está atrasada? Parte 2

Semana passada duas mães me perguntaram se era normal uma criança de 3 anos não falar quase nada. Isso foi em post em meu Instagram que falava sobre a aquisição da linguagem até os dois anos, Como saber se a linguagem do meu filho está atrasada? Por isso, resolvi escrever a parte 2 do post explicando sobre a aquisição de linguagem entre 2 e 5 anos.

Mas, antes de continuar, vou responder essa dúvida de tantas mães: Não! Não é normal que uma criança com 3 anos não fale! Embora cada criança possua um ritmo único de desenvolvimento e aprendizagem, é preciso estar atenta aos sinais. Uma criança entre um ano e um ano e seis meses com um desenvolvimento adequado estará falando cerca de 20 palavras. Por isso enfatizo: Procure ajuda! Pode ser apenas um atraso ou ser um sintoma de um problema maior. Leia o post anterior para entender melhor sobre a aquisição da linguagem nos primeiros anos.

Entre 2 e 3 anos

Nesse período as frases são constituídas por 3 ou 4 palavras, considerando alguns aspectos importantes:

Entre 3 e 4 anos

Nessa fase são utilizadas frases com 5 e 6 palavras. Alguns aspectos são importantes destacar:

Entre 4 e 5 anos

Nesse período a criança utiliza períodos simples e compostos. Alguns aspectos são importantes destacar:

Como já tinha dito no outro post, se por acaso seus filhos não esteja exatamente nesse ‘padrão’, não se apavorem. Cada criança apresenta suas particularidades e a aquisição da linguagem depende muito de um ambiente rico em estímulos. Neste post dei algumas dicas para estimular a linguagem. Contudo, se o atraso for muito discrepante com relação as outras crianças, é recomendável que os pais procurem ajuda profissional, no caso o Fonoaudiólogo.

Comente!

Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela UFS, Carla Ulliane atende crianças autistas e com atrasos na aquisição da linguagem. Além de clinicar, presta serviços de consultoria em Educação Inclusiva e ajuda os pais a lidar com o peso do diagnóstico de autismo como Coach.