Carla Ulliane

Plano Educacional Individualizado: Como Elaborar um PEI?

Na semana anterior, compartilhei um pouco do que seria um Plano Educacional Individualizado. Agora vou falar sobre o passo a passo na construção do PEI, espero poder ajudar os professores que ensinam crianças com autismo e não sabem qual direção seguir.  De acordo com Débora Pereira:

“O PEI é considerado uma proposta de organização curricular que norteia a mediação pedagógica do professor, assim como desenvolve os potenciais ainda não consolidados do aluno. O registro ou mapeamento do que o sujeito já alcançou e o que ainda necessita alcançar é fundamental para que se possa pensar o que vai ser feito para que ele atinja os objetivos traçados.”

Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:

  1. Conhecer o Aluno: Traçar um perfil com suas habilidade e necessidades. Conhecer sua história, seus gostos, seus conhecimentos já adquiridos e o que ele precisa aprender.
  2. Estabelecer Metas: Nesta etapa, você deve definir as metas de curto, médio e longo prazo. Avaliar o que a criança deve aprender em cada espaço de tempo a partir do seu perfil.
  3. Elaboração do Cronograma: Com as metas traçadas, você precisa definir como e quando elas serão executadas.
  4. Avaliação: Você precisa realizar o Registro Avaliativo do aluno organizando os procedimentos e avaliando as metas alcançadas.

No estudo da Débora Pereira, são levantados alguns pontos relevantes que devem ser contemplados na elaboração de um Plano Educacional Individualizado (PEI):

Após saber o que deve ser considerado na elaboração do Plano Educacional Individualizado: Qual o próximo passo?

O preenchimento de um inventário de habilidades escolares, ou seja, o professor necessita observar e identificar o desempenho do aluno de acordo com quatro categorias: comunicação oral, leitura e escrita, raciocínio lógico- matemático e informática. Por meio do preenchimento dessa ficha o professor consegue avaliar quais as habilidades o aluno já possui, como também identificar suas necessidades a serem contempladas. Lembrando que é necessário realizar seu preenchimento, assim torna-se possível a construção do Plano Educacional Individualizado.

Vou deixar um modelo do inventário de habilidades para você utilizar com seu aluno.

Clique aqui para baixá-lo

Após apresentar o Inventário de habilidades é necessário relembrar sobre o aluno citado no post anterior, pois o PEI será construído baseado em suas necessidades específicas. O aluno tinha 5 anos e estava matriculado em uma escola regular no nível IV da Educação Infantil. Foi diagnosticado com autismo aos 4 anos por uma Neuropediatra, ele não se comunicava verbalmente e utilizava poucos gestos com intenção comunicativa. Além da ausência de oralidade outros aspectos estavam presentes como: pouca interação com o outro, presença de estereotipias e comportamento bastante inflexível.

É importante lembrar que a construção do Plano Educacional Individualizado por meio de estratégias de ensino específicas foi pautado no plano educacional comum da turma. Com isso, foram utilizadas as estratégias gerais para atingir metas específicas, como também auxiliar na produção de materiais de modo a colaborar com a aprendizagem da criança citada.

Desse modo, todos os conteúdos delimitados para serem trabalhados com a turma devem ser inclusos no PEI, como também foram elencados os mesmos objetivos. Você deve estar se perguntando: Mas qual a diferença? A partir dos objetivos gerais alguns são selecionados para focar na intervenção, no caso do aluno citado os focos foram a escrita, matemática e o lanche.

Baseado no Plano Educacional Individualizado da Escola Alexandre Bacchi e por meio da observação da rotina escolar foram selecionadas pelas professoras as seguintes unidades básicas para serem trabalhadas com o aluno:

Lembrando que as metas e objetivos são traçados de acordo com as habilidades do aluno, por isso a importância do preenchimento do Inventário de habilidades sugerido. A escolha da metodologia de ensino e os recursos pedagógicos precisam estar adaptados de modo que o aluno possa participar das atividades junto com seus pares. Durante avaliação é importante considerar os objetivos atingidos e os momentos mais produtivos  durante a realização das atividades. Quando a criança adquire um novo conhecimento o professor a conduz para novos desafios, pois isso impede de insistir em uma habilidade já aprendida.

A partir das unidades básicas citadas anteriormente os professores elaboraram o PEI. Eu compartilhei com você o modelo construído no link anterior. Nele você encontra as tabelas com as metas e objetivos prioritários, as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas e o registro avaliativo no Plano Educacional Individualizado.

Se você ainda não baixou o modelo: Clique Aqui

Vale ressaltar que esse modelo serve para oferecer um norte para os professores, contudo não podemos esquecer que cada aluno possui necessidades e habilidades específicas e a partir delas que o Plano Educacional Individualizado é construído individualmente.

Caso você tenha alguma dificuldade na elaboração do Plano Educacional Individualizado, tenho uma programa de supervisão para profissionais. Faça sua pré-inscrição sem compromisso clicando aqui. Você será avisado quando abrirmos novas turmas.

Comente!

Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela UFS, Carla Ulliane atende crianças autistas e com atrasos na aquisição da linguagem. Além de clinicar, presta serviços de consultoria em Educação Inclusiva e ajuda os pais a lidar com o peso do diagnóstico de autismo como Coach.