Plano Educacional Individualizado: Como Elaborar um PEI? - Carla Ulliane

Plano Educacional Individualizado: Como Elaborar um PEI?

Compartilhe
  • 9
    Shares

Na semana anterior, compartilhei um pouco do que seria um Plano Educacional Individualizado. Agora vou falar sobre o passo a passo na construção do PEI, espero poder ajudar os professores que ensinam crianças com autismo e não sabem qual direção seguir.  De acordo com Débora Pereira:

“O PEI é considerado uma proposta de organização curricular que norteia a mediação pedagógica do professor, assim como desenvolve os potenciais ainda não consolidados do aluno. O registro ou mapeamento do que o sujeito já alcançou e o que ainda necessita alcançar é fundamental para que se possa pensar o que vai ser feito para que ele atinja os objetivos traçados.”

Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:

  1. Conhecer o Aluno: Traçar um perfil com suas habilidade e necessidades. Conhecer sua história, seus gostos, seus conhecimentos já adquiridos e o que ele precisa aprender.
  2. Estabelecer Metas: Nesta etapa, você deve definir as metas de curto, médio e longo prazo. Avaliar o que a criança deve aprender em cada espaço de tempo a partir do seu perfil.
  3. Elaboração do Cronograma: Com as metas traçadas, você precisa definir como e quando elas serão executadas.
  4. Avaliação: Você precisa realizar o Registro Avaliativo do aluno organizando os procedimentos e avaliando as metas alcançadas.

No estudo da Débora Pereira, são levantados alguns pontos relevantes que devem ser contemplados na elaboração de um Plano Educacional Individualizado (PEI):

  • O nível de desempenho atual do aluno, ou seja, as habilidades que ele possui. Essas habilidades podem ser levantadas com o preenchimento do Inventário;
  • A elaboração das metas anuais que devem ser mensuráveis, ou seja, delimitar um tempo para sua realização. Há metas a curto ou longo prazo de modo a facilitar a sua realização, lembrando que os planos precisam ser avaliados em torno de três vezes ao ano ou de acordo com a necessidade dos participantes;
  • O modo como o aluno será avaliado, pois é necessário construir um processo avaliativo significativo de acordo com o progresso da criança. Assim a avaliação está em consonância com os objetivos alcançados e a produção da criança durante a realização das atividades;
  • Deve ser delimitado o período para a realização de relatórios periódicos com os avanços do aluno em sala, lembrando de considerar sempre o alcance das metas propostas e seus prazos;
  • É importante considerar durante a elaboração do Plano Educacional Individualizado os serviços especializados e complementares, ou seja, os profissionais que acompanham a criança fora da sala de aula também podem oferecer sugestões e ideais;
  • Quando for necessário pode haver modificações no programa e a escola precisa se estruturar a fim de obter todo o suporte para essas possíveis alterações;
  • É necessário adaptar os materiais e recursos pedagógicos necessários de acordo com as necessidades específicas de cada criança, de modo a proporcionar uma avaliação do nível de desempenho acadêmico e funcional do aluno.

Após saber o que deve ser considerado na elaboração do Plano Educacional Individualizado: Qual o próximo passo?

O preenchimento de um inventário de habilidades escolares, ou seja, o professor necessita observar e identificar o desempenho do aluno de acordo com quatro categorias: comunicação oral, leitura e escrita, raciocínio lógico- matemático e informática. Por meio do preenchimento dessa ficha o professor consegue avaliar quais as habilidades o aluno já possui, como também identificar suas necessidades a serem contempladas. Lembrando que é necessário realizar seu preenchimento, assim torna-se possível a construção do Plano Educacional Individualizado.

Vou deixar um modelo do inventário de habilidades para você utilizar com seu aluno.

Clique aqui para baixá-lo

Após apresentar o Inventário de habilidades é necessário relembrar sobre o aluno citado no post anterior, pois o PEI será construído baseado em suas necessidades específicas. O aluno tinha 5 anos e estava matriculado em uma escola regular no nível IV da Educação Infantil. Foi diagnosticado com autismo aos 4 anos por uma Neuropediatra, ele não se comunicava verbalmente e utilizava poucos gestos com intenção comunicativa. Além da ausência de oralidade outros aspectos estavam presentes como: pouca interação com o outro, presença de estereotipias e comportamento bastante inflexível.

Professor de aluno com autismo: Plano Educacional IndividualizadoÉ importante lembrar que a construção do Plano Educacional Individualizado por meio de estratégias de ensino específicas foi pautado no plano educacional comum da turma. Com isso, foram utilizadas as estratégias gerais para atingir metas específicas, como também auxiliar na produção de materiais de modo a colaborar com a aprendizagem da criança citada.

Desse modo, todos os conteúdos delimitados para serem trabalhados com a turma devem ser inclusos no PEI, como também foram elencados os mesmos objetivos. Você deve estar se perguntando: Mas qual a diferença? A partir dos objetivos gerais alguns são selecionados para focar na intervenção, no caso do aluno citado os focos foram a escrita, matemática e o lanche.

Baseado no Plano Educacional Individualizado da Escola Alexandre Bacchi e por meio da observação da rotina escolar foram selecionadas pelas professoras as seguintes unidades básicas para serem trabalhadas com o aluno:

  • As habilidades acadêmicas: são aquelas pré-estabelecidas pelos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RNCEI), a saber: escrita, matemática e linguagem oral.
  • Habilidades de Vida Diária: trabalho voltado para alimentação, como o lanche por exemplo, pois foi observado que o aluno ainda fazia uso da mamadeira e tinha dificuldade em solicitar seu lanche  para as professoras.
  • A inteligência do aluno: é a habilidade de compreender o conteúdo oferecido pelo professor.
  • As metas e objetivos traçados: a partir do nível de conhecimento do aluno, bem como a  habilidade de se apropriar dos conteúdos esperados para sua idade, elaborou-se o PEI com metas e objetivos prioritários baseado nos objetivos gerais da classe.
  • Metodologia e Recursos Didáticos: é uma gama de possibilidades para otimizar a aprendizagem do aluno com autismo, por exemplo: recursos pedagógicos, naturais, tecnológicos entre outros.
  • Avaliação: o processo avaliativo é feito por intermédio dos registros considerados significativos por parte dos professores, no momento da realização das atividades propostas.

Lembrando que as metas e objetivos são traçados de acordo com as habilidades do aluno, por isso a importância do preenchimento do Inventário de habilidades sugerido. A escolha da metodologia de ensino e os recursos pedagógicos precisam estar adaptados de modo que o aluno possa participar das atividades junto com seus pares. Durante avaliação é importante considerar os objetivos atingidos e os momentos mais produtivos  durante a realização das atividades. Quando a criança adquire um novo conhecimento o professor a conduz para novos desafios, pois isso impede de insistir em uma habilidade já aprendida.

A partir das unidades básicas citadas anteriormente os professores elaboraram o PEI. Eu compartilhei com você o modelo construído no link anterior. Nele você encontra as tabelas com as metas e objetivos prioritários, as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas e o registro avaliativo no Plano Educacional Individualizado.

Se você ainda não baixou o modelo: Clique Aqui

Vale ressaltar que esse modelo serve para oferecer um norte para os professores, contudo não podemos esquecer que cada aluno possui necessidades e habilidades específicas e a partir delas que o Plano Educacional Individualizado é construído individualmente.

Caso você tenha alguma dificuldade na elaboração do Plano Educacional Individualizado, tenho uma programa de supervisão para profissionais. Faça sua pré-inscrição sem compromisso clicando aqui. Você será avisado quando abrirmos novas turmas.

Comente!

RelatedPost

Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela UFS, Carla Ulliane atende crianças autistas e com atrasos na aquisição da linguagem. Além de clinicar, presta serviços de consultoria em Educação Inclusiva e ajuda os pais a lidar com o peso do diagnóstico de autismo como Coach.

18 ideias sobre “Plano Educacional Individualizado: Como Elaborar um PEI?

  • Oi !!!
    Boa noite.
    Sou professora na Educação Especial, e estou com dificuldade em preencher o PEI, nas habilidades práticas
    exemplo na parte acadêmica tem um campo assim: potencialidades / desafios / objetivos
    eu só queria uma noção de como escrever, qual palavras colocar.
    potencialidades um exemplo, desafios, objetivos,
    por favor me ajude!!!!!

    • Olá, bom dia! tenho um aluno no berçário 1, com síndrome de Down, preciso fazer plano educacional individualizado… Tem alguma dica, por gentileza! Agradeço atenção.

  • Parabéns pelo artigo. Linguagem clara, objetiva, modelos que servem como parâmetros para nós professores que estamos em sala comum e de recursos atendendo nossos alunos especiais . Obrigada Carla Ulliane.

  • Sou professora na Educação Especial,atuando na Apae da minha cidade e estou com dificuldade em preencher o PEI, nas habilidades práticas exemplo na parte acadêmica tem um campo assim: objetivos gerais(citar habilidades a serem trabalhadas, objetivos específicos(citar pontos fortes a serem trabalhados,
    eu só queria uma noção de como escrever, qual palavras colocar.
    Por favor me ajude!!!!!
    Eliana
    elianamunhoz2007@hotmail.com

  • PARABÉNS! Seu trabalho é inspirador.
    Gostaria de saber onde encontro a legislação que fala do PEI.
    Gostei do seu modelo,quero saber se vc o criou ou adaptou .Para minha dissertação necessito saber se o MEC disponibiliza algum modelo.
    Agradeço .
    Vanderleia Benedet Reus

  • boa ou aNICIO…uxiliar de um adolescente com pralisial cerebral e deficiencia fisica e estou com dificuldade de preparar o PEI
    COMO I…

  • Sou professora e estou com dificuldade em preencher o PEI, nas habilidades práticas
    exemplo na parte acadêmica tem um campo assim: potencialidades / desafios / objetivos
    eu só queria uma noção de como escrever, qual palavras colocar.
    potencialidades um exemplo, desafios, objetivos,
    por favor me ajude!!!!!

  • Boa noite.
    Estou com muitas dificuldades de fazer um Plano Individual,objetivos gerais(citar habilidades a serem trabalhadas, objetivos específicos(citar pontos fortes a serem trabalhados,
    eu só queria uma noção de como escrever, queria ver um modelo.
    Por favor me ajude!!!!!

  • Bom dia!
    Amei o conteúdo. Mais confesso que estou com dúvidas no preenchimento! Observei que houveram alguns comentários semelhantes. Poderíamos criar um grupo para trocarmos ideias! Caso vocês tenham interesse por favor me enviei um e-mail com o numero do celular ( lidianerouse@hotmail.com)

  • Estou aqui, 4 anos após a escrita do artigo e aproveitando muito seu trabalho. Agradeço a disponibilidade de compartilhar seu conhecimento.
    Muito obrigada.

  • Boa tarde, sou professora e estou com dificuldade em preencher o PEI, nas habilidades práticas exemplo na parte acadêmica tem um campo assim: potencialidades / desafios / objetivos eu só queria uma noção de como escrever, qual palavras colocar.
    potencialidades um exemplo, desafios, objetivos, por favor me ajude.

  • Parabéns! Muito grata por vc compartilhar uma gama de conhecimentos. Tudo de grande valia para a minha formação profissional.🙏🙏🙏🙏🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *